O ácido sórbico é um composto de ocorrência natural que se tornou o conservante de alimentos mais comumente usado no mundo e torna possível a cadeia alimentar global.
É altamente eficaz na inibição do crescimento de fungos, que podem estragar os alimentos e espalhar doenças fatais. Por exemplo, quando o ácido sórbico é borrifado no exterior de um presento rural, não haverá crescimento de mofo por trinta dias. Isso permite que os alimentos sejam enviados e armazenados em todo o mundo.
O ácido sórbico é um conservante preferido em comparação aos nitratos, que podem formar subprodutos cancerígenos. É aplicado a alimento por pulverização ou imersão em uma solução de ácido sórbico e água.
Ácido sórbico conservante alimentar
O ácido sórbico é mais comumente encontado em alimentos, rações para animais, medicamentos e cosméticos.
Quando se trata de alimentos humanos, o ácido sórbico é mais usado frequentemente em
- vinhos
- queijos
- assados
- produtos frescos
- carne e marisco refrigerados
O ácido sórbico é usado para preservar carnes devido ás suas capacidades antibióticas naturais. Na verdade, seu primeiro uso foi contra das toxinas mais mortais conhecidas pela humanidade, a bactéria clostridium botulinum, que pode causar botulismo.
Seu uso salvou inúmeras vidas, evitando o crescimento bacteriano, permitindo que as carnes fossem transportadas e armazenadas com segurança. Por causa de suas propriedades antifúngicas, o ácido sórbico também é usado em enlatados, incluindo picles, ameixas, cerejas, figos e saladas preparadas.
Conservante alimentar ácido sórbico
O ácido sórbico é o conservante alimentar mais comum contra bolores, bactérias, fungos e leveduras. É favorecido por sua neutralidade organoléptica, segurança e eficácia em alimentos com baixa umidade, como queijos e produtos de panificação.
O ácido sórbico é um ácido carboxílico solúvel em água e está disponível na forma de pó, grânulos ou microcápsulas. Pode ser aplicado a alimentos usando vários métodos:
- Mergulhar e pulverizar produtos acabados com soluções;
- Espanando com ácido sórbico em pó;
- Misturar em ingredientes secos de fórmula;
- Tratamento de material de embalagem.

E200 – ácido sórbico
O ácido sórbico (aditivo alimentar E200) é um cristal incolor, ligeiramente solúvel em água. A fórmula química do ácido sórbico: C6H8O2. O aditivo alimentar E200 tem propriedades antimicrobianas, não é tóxico nem cancerígeno.
Em doses razoáveis, o ácido sórbico tem um efeito positivo no corpo humano, aumentando a imunidade e ajudando a desintoxicar o corpo.Devido a essas propriedades, o aditivo E200 é amplamente utilizado na indústria alimentícia como conservante pemitindo aumentar a vida útil dos produtos alimentícios.
Em produtos alimentícios, o conservante E200 é usado em concentrações de 30 a 300 gramas por 100 quilogramas do produto acabado. Os principais produtos em que o aditivo E200 é utilizado são: sucos, refrigerantes, confeitaria e panificação, caviar granulado, embutidos, leite condensado e outros produtos.
Ácido sórbico
O ácido sórbico é usado como conservante de alimentos e é um cristal monoclínico branco, de cheiro fraco e sabor azedo. Pode ser isolado quantitativamente do produto teste por deslilação a vapor.
O ácido sórbico está aprovado para uso em todos os países do mundo. Seu teor permitido em produtos alimentícios é de 0,1 a 0,2%. Devido á sua aparente segurança higiênica, há uma tendência mundial de aumento do seu uso no lugar de outros conservantes menos comprovados. O ácido sórbico atua principalmente contra leveduras e bolores.
O ácido sórbico, devido ao seu sabor neutro, alta potência de pH e potência anti-fermento, é utilizado para a preservação de enchimentos de chocolate e praliné. Combinado com a salga, resfriamento e embalagem a vácuo, é utilizado para processar peixes frescos e levemente salgados.
Também é adicionado a sucos de frutas, compotas e geléias. Na preservação da margarina, o ácido sórbico é adicionado à fase gordurosa na concentração de 0,05-0,1%. Se 0,05-0,15% de ácido sórbico for adicionado aos vegetais usados para decapagem, o rendimento aumentará em 20%.
O ácido sórbico em uma quantidade de 0,2-0,3% à massa da farinha é adicionado durante a mistura da massa. Em produtos de confeitaria, sua concentração é de 0,1-0,2%. Na produção de enchidos cozidos, salsichas, salsichas, bolinhos, carne picada.