Pular para o conteúdo
Início » O ácido sórbico usado na indústria de confeitaria

O ácido sórbico usado na indústria de confeitaria

  • por

Muitas vezes nos rótulos de produtos, cosméticos ou remédios que compramos em supermercados e famácias, você pode ver a misteriosa inscrição “ácido sórbico” (E200).

 Como regra, a presença de quaisquer adidtivos estranhos no produto é alarmante. Mas está tudo tão claro? O ácido sórbico é um conservante amplamente utilizado nas indústrias alimentícias, farmacêutica e cosmética.

Essa demanda por esse composto químico se deve aos seu fatores efeitos antimicrobianos, que evitam a deterioração prematura dos produtos.

Ácido sórbico um conservante alimentar sintético e seguro

Sem exceção, todos os conservantes são alimentados com uma notoriedade de potenciais carcinógenos, mutagênicos, etc. Nesse caso, a falha está na falta de informação do homem comum na rua.

O fato é que até o sal comum, o vinagre, o mel são conservantes naturais e há muito que as pessoas usam para evitar a deterioração dos alimentos, porque naquela época nem pensavam em geladeiras.

No momento em que a população mundial aumentou significamente, assim como as necessidades de alimentos, os fabricantes são obrigados a recorrer aos avanços modernos no campo da química para alongar por muito tempo a vida útil dos produtos.

É absolutamente errado que as substâncias naturais sejam consideradas extremamente seguras – basta lembrar o fato de que os venenos mais poderosos são de origem vegetal ou animal. Os fabricantes modernos se esforçam para usar conservantes de qualidade que sejam eficazes mesmo quando usados em quantidades mínimas.

Inclui o ácido sórbico, porque cumpre todos os requisitos aplicáveis a fundos deste tipo. Portanto, essa substância não viola o sabor do produto, claro, não entra em interação química com os materiais de embalagem e, claro, é praticamente inofensiva para o corpo humano. Embora tenha sido usado pela primeira vez em escala industrial em meados dos século XX, o ácido sórbico não perdeu sua relevância até hoje.

Ácido sórbico e usos alimentares

Assim, na maioria das vezes o ácido sórbico é utilizado na produção de produtos de panificação, margarina, confeitaria, na produção de peixes, carnes, leite condensado, enchidos, queijos duros, sucos, néctares, frutas secas, em várias geléias e compotas de produção industrial.

Essa ampla área de uso está associado á capacidade do ácido sórbico de inibir o crescimento de fungos, o que leva á deterioração prematura dos produtos. É importante observar que este conservante bloqueia precisamente a divisão dos microrganismos, embora não os destrua completamente, portanto, os fabricantes tentam usar o ácido sórbico na ausência de microrganismos no produto.

O ácido sórbico usado na indústria de confeitaria
O ácido sórbico usado na indústria de confeitaria

Dosagem do ácido sórbico

O consumo de ácido sórbico em alimentos pode ser considerado totalmente seguro se for observada a seguinte dosagem para adultos não deve ser superior a 25 mg por 1 quilograma de peso humano.

Para crianças menores de quatorze anos, mulheres grávidas e lactantes, comer alimentos que contenham conservantes é altamente indesejável, uma vez que o potencial dano do ácido sórbico aos organismos em crescimento e desenvolvimento não foi totalamente compreendido, porque ninguém realizará experimentos em uma mulher grávida.

No entanto, estudos específicos também provam que o ácido sórbico não é capaz de causar câncer ou quaisquer mutações genéticas. Em pequenas doses, ele até ativa o sistema imunológico humano e ajuda a limpar o corpo de toxinas.

Embora essas propriedades não sejam muito pronunciadas, porque o ácido sórbico no ambiente acido do estômago é quase completamente neutralizado e subsequentemente excretado sem deixar resíduos.

O aditivo alimentar E200, também conhecido como ácido sórbico, é um conservante amplamente utilizado na produção de alimentos. Externamente, essa substância se parece com um pó branco cristalino. O ácido sórbico tem um sabor ligeiramente ácido e um odor fraco, mas específico.

Qual é a utilidade do aditivo ácido sórbico?

O aditivo alimentar ácido sórbico é mais frequetemente utilizado na indústria alimentar. É usado tanto de forma independente quanto em combinaçoes com outros conservantes. Em geral, a gama de aplicações ácido sórbico é bastante ampla: adicionado a produtos de peixe para fins de enlatamento; usado também para o mesmo propósito, adicionado em produtos de frutas; este aditivo está incluído na composição de confeitaria. O ácido sórbico está também na lista de ingredientes da margarina.

Graças ás propriedades antimicrobianas do ácido sórbico, é possível evitar a formação de fungos nos alimentos. Portanto, é usado para processar pães e produtos de panificação, filmes gelatinosos sobre produtos cárneos, frutas secas. Com a mesma finalidade, o aditivo alimentar E200 é utilizado para processar materiais de embalagem para alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *