O ácido sórbico é um aditivo alimentar que evita a deterioração dos alimentos por microrganismos, inibindo o crescimento de uma ampla gama de microrganismos, como mofo fermento e bactérias.
Como resultado da avaliação da segurança dos ácidos sórbicos, amplamente utilizados em países estrangeiros, a organização profissional (comitê conjunto de especialistas em aditivos alimentares), determinou que a ingestão diária (ADI) foi definida como 25 mg / kg por dia e foi avaliada como segura quando consumida por meio de alimentos dentro da ADI.
Os ácidos sórbicos são os conservantes mais usados entre os conservantes permitidos e são usados principalmente em produtos como alimentos em conserva, passas e carne seca e armazenada.
Se a quantidade de alimento contendo ácido sórbico for convertida em uma quantidade que atinja o padrão de segurança humana ADI (25 mg / kg por dia), para adulto (60 kg), 50 g de peixe seco e temperado contendo ácido sórbico (quando 269 ppm de ácido sórbico está contido) precisa consumir 111 sachês por dia para atingir a ADI.
A rotulagem de alimentos processados contendo ácidos sórbicos nos padrões atuais de rotulagem de alimentos deve ser rotulada com os nomes anunciados ácido sórbico, sorbato de potássio ou sorbato de cálcio e o uso sintético preservativo. Ele disse que os consumidores serão capazes de fazer escolhas racionais com base em informações precisas e preferências dietéticas pessoais.
Ácido sórbico para que serve?
O ácido sórbico tem atividade antibacteriana que inibe o crescimento de microrganismos, como bactérias aeróbicas, fermento e mofo.
O ácido sórbico permitido em vários países como aditivo sorbato de potássio e sorbato de cálcio, além de ácido sórbico.
Principais alimentos que o ácido sórbico é adicionado
Os ácidos sórbicos são alimentos em conserva (15,4%), passas (14,3%), vinho (8,8%), queijo (6,9%) e produtos processados de carne de peixe (6,6%) entre os alimentos estipulados nos padrões de aditivos atuais, usados também em molho de soja (5,3%), etc.

O ácido sórbico existe naturalmente nos alimentos?
Como um ácido orgânico, é relatado que até 0,4% do ácido sórbico está naturalmente presente em frutas silvestres como a sorveira-brava e o mirtilo.
Resultado da avaliação de segurança do ácido sórbico
Como resultado da avaliação de segurança pelos melhores especialistas mundiais em aditivos alimentares, o comitê de especialistas em aditivos alimentares estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), diariamente ingestão, que é padrão de segurança humana, tolerância (ADI) de 25 mg / kg por dia), e é validado como um aditivo alimentar seguro quando consumido por meio de alimentos.
Quantos alimentos contendo ácido sórbico você precisa comer por dia para atingir a ADI?
No caso de pasta de peixe seca temperada contendo ácido sórbico (quando o ácido sórbico contém 269 ppm), um adulto (60 kg) precisa comer 5.576 g (111 porções em comparação com 50 g por porção) para atingir ADI, o humano padrão de segurança.
Em caso afirmativo, quanto ácido sórbico é consumido através dos alimentos em comparação com a ADI?
A quantidade de ácido sórbico total consumido pelos coreanos através dos alimentos é calculada com base na ingestão média diária (dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição) por pessoa para alimentos que contêm ácido sórbico. A quantidade é 0,496 mg / kg? Pc / dia, que é 1,98% de ADI (25 mg / kg? pc / dia).
Como posso verificar quais alimentos contêm ácido sórbico?
De acordo com os padrões de rotulagem atuais para alimentos, etc., na embalagem de alimentos processados com ácido sórbico adicionado ou usado, os nomes dos aditivos alimentares anunciados ‘ácido sórbico’, ‘sorbato de potássio’ ou ‘sorbato de cálcio’ são usados como ‘conservantes sintéticos’ e são marcados em conjunto para que os consumidores os possam ver e escolher.