Na presença de ácido sórbico, a inibição da formação de micotoxinas também foi comprovada. No entanto, o mecanismo de inibição ou retardo do crescimento pelos sorbatos depende do microrganismos.
É importante: tipo, espécie, linhagem, propriedades do substratos e fatos ambientais. Dentre todas as propriedades do ácido sórbico e seus sais, a mais importante é a inibição do crescimento de fungos e leveduras. É muito mais eficaz do que inibir o crescimento de bactérias.
Ácido sórbico – descrição e propriedade da substância
Inicialmente, o ácido sórbico era um conservante natural derivado do suco de rowan. Com o aumento da demanda industrial, os aditivos passaram a ser sintetizados artificialmente, afetando suas propriedades físicas e químicas, mas reduzindo custos.
Os cristais de ácido sórbico são pequenos, incolores e inodoros. O material não é cancerígeno e não é tóxico. É quase insolúvel em água e tem muitas propriedades. Embora o ácido sórbico seja usado em uma variedade de indústrias, ele é mais conhecido como um adirivo alimentar que recebeu a designação E200 em uma classificação internacinal.
O ácido sórbico apenas retarda o desenvolvimento de microorganismos patogênicos, mas não os destrói. Portanto, não adianta usar suplementos para restaurar alimentos já contaminados. Mesmo a presença de reagentes químicos não melhora a qualidade.
O principal efeito do ácido sórbico, apreciado pelos fabricantes de alimentos como aditivo, é inibir o desenvolvimento de microrganismos patogênicos, principalmente bactérias e fungos. Ao mesmo tempo, os microrganismos benéficos (mesmo os do intestino) não sofrem e as propriedades dos pratos, produtos é significativamente estendida.
Benefícios do ácido sórbico
As propriedades benéficas dos suplementos alimentares são baseadas em su mecanismos de ação. O ácido sórbico não cria um ambiente estéril, ao mesmo tempo que mantém a capacidade das bactérias de terem efeitos benéficos no corpo humano. Efeitos positivos adicionais podem ser esperados com o consumo de pequenas quantidades de suplementos.
– Fortalecimento da imunidade, que é especialmente pronunciado em pessoas com proteção fraca contra infecções e fatores externos adversos.
– O aditivo ácido sórbico estimula o intestino a acelerar a eliminação e toxinas do corpo.
– Supressão da microflora patogênica do intestino, inibição do desenvolvimento de processos patológicos.
Obviamente, tal resultado só deve ser calculado se o ácido sórbico usado for natural ou mais purificado possível. Existe mais um ponto importante. Se o estômago ou a acidez de uma pessoa saudável aumentam, o aditivo é neutralizado. Depois disso, os produtos da decomposição deixarão naturalmente o corpo.

Atributos úteis do acido sórbico
O ácido sórbico (E200) é um suplemento alimentar condicionalmente útil. O ácido sórbico é facilmente absorvido pelo corpo humano e pode aumentar ligeiramente a imunidade aos estimular o sistema imunológico e eliminar toxinas.
O ácido sórbico possui as seguintes propriedades:
– Alta atividade antibacteriana;
O ácido sórbico e seus sair são muito eficazes na inibição do crescimento dos microorganismos mais comuns. Em primeiro lugar, é eficaz contra certas cepas de leveduras e fungos e atua inibindo enzimas nas células microbianas.
– Não aletra o sabor, cheiro ou cor dos alimentos.
– Inofensivo para o corpo humano.
A dose letal é de 7,5-10 g / kg de peso corporal. Ao mesmo tempo, o LD do sal comum é de 3 g / kg. Consequentemente, o ácido sórbico e o sorbato têm toxidades muito baixa para os mamíferos. Portanto somos amplamente utilizado para a preservação de alimentos e bebidas.
Tipo de substância ácido sórbico
O aditivo ácido sórbico pertence ao grupo conservantes de alimentos sintéticos. Existem análogos naturais. A fonte natural é o fruto da sorbusaucuparia ou cinza vermelha da montanha. Daí o nome ácido sórbico. O conservante é isolado do óleo de frutas de cinzas ácidas por destilação. Este processo é longo, trabalhoso e caro.
Em escala industrial, o aditivo alimentar E200 é produzido por síntese química. Quando o gás incolor de ceteno e crotonaldeído são condensados na presença de um catalisador ácido, o meio éster do ácido 3-hidroxihexenóico é liberado.
O aquecimento contínuo de uma substância em meio ácido ou alcalino produz cristais técnicos de ácido sórbico. A purificação é feita por sublimação a vácuo ou destilação com um líquido fervente como por exemplo a água.